Alexandre Filordi de Carvalho

Presentación

afilordi200px

Pós-Doutor em Filosofia da Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2013), Doutor em Filosofia pela Universidade de São Paulo (2007) e Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2008). Professor de Filosofia da Educação na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e de seu Programa de Pós-Graduação em Educação, na linha de pesquisa Saberes, Sujeitos e Processos Educativos. É membro da Associação Latinoamericana de Filosofia da Educação - ALFE; Integra o GT Filosofia da Educação junto à Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação ANPED e lidera o Grupo de Estudos em Filosofia para a Educação (GEFE) com ênfase nas pesquisas acerca do pensamento de Michel Foucault.

Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP
Contato: Esta dirección de correo electrónico está siendo protegida contra los robots de spam. Necesita tener JavaScript habilitado para poder verlo.

Algumas publicações

CARVALHO, Alexandre Filordi de. Foucault e a função-educador. 2.ed. Ijuí: Editora Unijuí, 2014.
CARVALHO, Alexandre Filordi de. (Org.) Foucault e a educação: é preciso pensar e agir de outros modos (Revista ETD, 2010).
CARVALHO, Alexandre Filordi de. Foucault e a crítica à institucionalização da educação: implicações para as artes de governo. Pró-Posições (UNICAMP. Impresso), v. 25, p. 103-120, 2014.
CARVALHO, Alexandre Filordi de. Foucault e a espiritualidade como o real da filosofia: do ultrapassamento de si ao ultrapassamento do mundo. Fermentario, v. 2, p. 1-16, 2014.
CARVALHO, Alexandre Filordi de. Foucault: atualizador da genealogia nietzschiana. ETD. Educação Temática Digital, v. 14, p. 121-140, 2012.
CARVALHO, Alexandre Filordi de. Foucault: atualizador da genealogia nietzschiana. Cadernos Nietzsche, v. N.30, p. 1-20, 2012.

Link Curricular