Clarice Salete Traversini

Presentación

Clarice Salete Traversini é professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul- UFRGS- Brasil. Graduada em Pedagogia na Universidade do Oeste de Santa Catarina -UNOESC -Brasil (1990), mestre (1998) e doutora (2003) na Universidade Federal do Rio Grande do Sul e pós-doutora (2021) na Universidade do Vale do Rio dos Sinos- UNISINOS-Brasil. Integra o GT Ensino Fundamental junto à Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED). Desenvolve pesquisas com ênfase no pensamento de Foucault e a Educação para problematizar políticas e práticas curriculares produzidas na/para as escolas contemporâneas, a partir das noções: governamentalidade, biopolítica, governamento e subjetivação.

Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação e disciplinamento GPED/CNPq.

Integra: o Grupo Interinstitucional de Pesquisa em Docências, Pedagogias e Diferenças – GIPEDI/CNPq e o Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação e In/Exclusão -GEIX/CNPQ.

Contacto: clarice.traversini@ufrgs.br

ORCID:https://orcid.org/0000-0001-6724-2483

Publicaciones

SARAIVA, Karla; TRAVERSINI, Clarice; LOCKMANN, Kamila. A educação em tempos de COVID-19: ensino remoto e exaustão docente. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 15, e2016289, p. 1-24, 2020.

TRAVERSINI, C. S.; LOCKMANN, K. ; GOULART, L. B. . Uma ação de contraconduta no currículo para o enfrentamento à distorção idade-série em tempos de neoliberalismo: o Projeto Trajetórias Criativas. Revista E-curriculum (PUCSP), v. 17, p. 1566-1586, 2019.

TRAVERSINI, C. S.; ANDRADE, S. S. ; GOULART, M. V. S. . A problematização em Foucault como ferramenta para analisar projetos de futuro de jovens estudantes: intersecções entre gênero e currículo. In: PARAÍSO, M. A.; CALDEIRA, M. C. S. (Org.). Pesquisas sobre Currículos, gêneros e sexualidades. 1ed.Belo Horizonte: Mazza, 2018, v. 1, p. 175-198.

TRAVERSINI, C. S.; FERREIRA. M.S. A análise foucaultiana do discurso como ferramenta metodológica de pesquisa. Educação e Realidade, edição eletrônica, v. 38, p. 207-226, 2013.

BELLO, S. E. L. ; TRAVERSINI, C. S. . Saber estatístico e sua curricularização para o governamento de todos e de cada um. Bolema. Boletim de Educação Matemática (UNESP. Rio Claro), v. 24, p. 855-871, 2011.

Proyectos

Projeto de pesquisa: A implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e os efeitos nos currículos das escolas públicas do Estado do Rio Grande do Sul (2021-2024). A partir das noções de governamentalidade, contraconduta e resistência analisa como a política curricular atualmente em vigor no Brasil, compreendida a partir de Silvio Gallo como currículo maior, mobiliza a produção de currículos menores nas escolas públicas do Estado do Rio Grande do Sul.